A INFLUÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS NOS ESTADOS NACIONAIS

POR QUE REALIZAR ESTE CURSO

Como estudante, profissional ou apenas entusiasta de estudos sobre Relações internacionais, o objeto a ser alcançado em sua maioria é entender como   o Sistema internacional, anárquico por natureza, com seus atores modificam e movimentam a política internacional. Para os profissionais em formação é de suma importância essa análise e a crítica desse sistema, para que com estudos mais aprofundados consiga gerar respostas para tais conflitos.

O curso “Sistema Internacional: conjuntura política das Organizações Internacionais” dará capacidade analítica ao estudante para a compreensão da conjuntura internacional, entendendo como o surgimento das OIs e suas atuações legitimam poderes nacionais assim como por sua vez acentuam mais conflitos no sistema internacional, com isso essa abordagem irá utilizar-se de teorias contemporâneas das RIs.

Por meio do curso, com apresentações de casos e de atividades ministradas, o estudante estará apto a interpretar e dissertar sobre o papel das OIs no sistema internacional como meio de legitimação de poderes nacionais, tendo em vista o pensamento crítico desse estudante a fim de solucionar certos debates e conflitos.

SOBRE O CURSO

Este curso, com um total de 30 horas, tem como objetivo a análise da atuação de Organizações Internacionais com o objetivo de legitimação de poderes nacionais, indo de contramão do que sua função social de criação. Assim como entender como os conflitos ocorridos demonstram essa legitimação. Para isso busca-se, através de análise de casos, interpretação de dados e entendimento da função das OIs no Sistema Internacional.

Para isso, de início estudaremos algumas teorias das RIs, e logo em seguida analisar historicamente a criação das OIs, assim dando início ao entendimento de sua função social.

Prosseguindo, serão apresentados casos efetivos de legitimação de poderes nacionais, assim como interpretação e análise dos integrantes do Conselho de Segurança da ONU. Seguindo esse caminho a análise do sistema internacional atual será pautado em análises históricas voltadas para os 100 últimos anos da história mundial.

DATAS E HORÁRIOS DO CURSO

Do dia 15 de junho ao dia 29 de junho , sempre às terças e quintas das 19hs às 21hs

BAIXE A APRESENTAÇÃO COMPLETA DO CURSO